top of page

TRIBUTAÇÃO DE PRODUTOS DIGITAIS

Estamos na geração digital é o aprendizado de muitos e feito através da Internet. Seu curso ainda não está online? saiba quais procedimentos qual a tributação.



Este assunto ainda trás muitas duvidas aos produtores de conteúdos digitais, pois cada produto tem uma tributação diferente.


Caso em que a empresa criada pelo infoprodutor esteja no Simples Nacional, a venda de e-books são tributadas pelo anexo I, já os cursos online tem regras diferente e serão tributados pelo anexo III.


No inicio o infoprodutor não precisa abrir uma empresa, mas isso quer dizer que o ele vai pagar impostos como Pessoa Física. Neste caso só é isento de pagar o Imposto de Renda se ganhar até R$ 1.903,98 por mês, por este motivo as plataformas limitam o sague mensal neste valor quando o produtor ou afiliado se registra como pessoa física.


As alíquotas do Imposto de Rendas pessoa física pode chegar a 27,5% ao mês.


Com intuito de pagar menos impostos e pode efetuar saques de valores superiores R$ 1.903,98 mensalmente das plataformas, o empreendedor precisa abrir sua empresa. Todavia, dependendo o tipo de empresa, atividade e regime tributário influenciam no valor dos impostos.


Os infoprodutores poderão abrir sua empresa sozinho (sem sócios) ou com sócios. A atividade de sua empresa para exercer a atividade de cursos online será a de treinamento e desenvolvimento, com o CNAE 8599-6/04, Se esta empresa estiver no Simples Nacional, será tributado pelo anexo III, que tem a alíquota inicial de 6%, Já se tiver no Lucro Presumido terá sua tributação em 16,33% podendo variar dependendo do município.


A melhor forma de redução dos tributos e ter a ajuda de uma contabilidade especializada que te ajudará a entender qual a melhor forma de tributação, dos cursos online e da venda de e-book realizadas através das plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze.


Você pode contar com a ACTUS Contabilidade, nós temos um time de contadores especializados no mercado digital, que está pronto para te ajudar a ter um negócio de sucesso.


Fonte: Actus Contabilidade

bottom of page